(1780 a 1820)
Nas duas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras do século XIX, uma nova tendência estética predominou nas criações dos artistas europeus. Trata-se do Neoclassicismo (neo = novo), que expressou os valores próprios de uma nova e fortalecida burguesia, que assumiu a direção da Sociedade européia após a Revolução Francesa e principalmente com o Império de Napoleão.
Principais características:
* retorno ao passado, pela imitação dos modelos antigos greco-latinos – volta ao Classicismo;
* reação contra o estilo Rococó;
* academicismo nos temas e nas técnicas, isto é, sujeição aos modelos e às regras ensinadas nas escolas ou academias de belas-artes;
* arte entendida como imitação da natureza, num verdadeiro culto à teoria de Aristóteles; filósofos pregavam razão e lógica.
ARQUITETURA
Tanto nas construções civis quanto nas religiosas, a arquitetura neoclássica seguiu o modelo dos templos greco-romanos ou o das edificações do Renascimento italiano.
Exemplos dessa arquitetura são a igreja de Santa Genoveva, transformada depois no Panteão Nacional, em Paris, e a Porta do Brandemburgo, em Berlim.
PINTURA
A pintura desse período foi inspirada principalmente na escultura clássica grega e na pintura renascentista italiana, sobretudo em Rafael, mestre inegável do equilíbrio da composição. Figuras em primeiro plano sem profundidade e pinceladas suaves.
Enfatizavam a linha e o desenho, que tinha apelo para o intelecto, ao invés da cor, que excitava os sentidos. Composições sólidas, pinturas polidas.
Desenho, formas claras e exatas da beleza idealizada. Acuidade fotográfica.
Características da pintura:
* Formalismo na composição, refletindo racionalismo dominante.
* Exatidão nos contornos
* Harmonia do colorido
Os maiores representantes da pintura neoclássica são, sem dúvida:
Jacques-Louis David
Foi considerado o pintor da Revolução Francesa, mais tarde, tornou-se o pintor oficial do Império de Napoleão.
Durante o governo de Napoleão, registrou fatos históricos ligados à vida do imperador. Suas obras geralmente expressam um vibrante realismo, mas algumas delas exprimem fortes emoções.
Interesse na antiguidade, moralidade e senso de ordem. Arte séria, ilustrava temas da história antiga e mitologia, ao invés das cenas de festas rococó.
Princípio substituiu o prazer e a pintura deu apoio moral à mensagem moral de patriotismo.
David – Marat. Lembra Pietá – santo.
Depois mudou seu estilo para o de retratar a nobreza das conquistas de Napoleão.
Jean Auguste Dominique Ingres
Sua obra abrange, além de composições mitológicas e literárias, nus, retratos e paisagens, mas a crítica moderna vê nos retratos e nus o seu trabalho mais admirável.
Ingres soube registrar a fisionomia da classe burguesa do seu tempo, principalmente no gosto pelo poder e na sua confiança na individualidade.
Ingres x Delacroix (Romantismo) – razão X emoção. Pintura lisa como uma "casca de cebola".
Pointdaarte